IPTU verde: como reduzir o valor desse imposto por meio da energia solar

O IPTU verde é uma iniciativa que prevê uma redução no custo desse imposto, caso o imóvel possua alguma função socioambiental


Como reduzir o valor do IPTU com a ajuda da energia solar

Você já ouviu falar no IPTU verde? Ele se trata de um programa que existe no Brasil desde 1999 e vem sendo implementado, até então, buscando adotar medidas extrafiscais para incentivar a preservação ambiental.

Cada município pode legislar e estipular critérios para a concessão desses benefícios, em que estão incluídos a redução do valor do IPTU do imóvel que possui essa função socioambiental.

Essa é uma iniciativa que traz retornos para o cliente final, que terá uma diminuição dos seus custos com esse imposto. Bem como, para o integrador, que poderá utilizar esse benefício como estratégia de venda.

Como participar do programa

Diversos municípios brasileiros já implementaram esse programa, que é concedido tanto às propriedades residenciais como às comerciais. Para solicitar, é preciso inicialmente consultar a prefeitura da sua cidade para conferir se o seu município já pratica o IPTU Verde.

Caso o seu cliente possa ser contemplado com esse benefício, verifique quais são as regras vigentes para o local em que ele reside, uma vez que elas poderão variar de acordo com a cidade. Dependendo dos critérios estipulados pelo seu município, o valor do IPTU pode ser reduzido em até 50%.

A tendência é que essa medida seja adotada por diversos municípios do país inteiro. Em alguns lugares essa política já foi adotada, como em: Taubaté/SP, Salvador/BA, Guarulhos/SP, Goiânia/GO, Ipatinga/MG, Rio de Janeiro/RJ, Barretos/SP e Camboriú/SC.

Discussões políticas em torno do IPTU Verde

O Senado Federal aguarda uma sessão de discussão da PEC 13/2019, que visa a criação do “IPTU verde”. Esse texto permite uma cobrança distinta do imposto para imóveis com ações de sustentabilidade. Isso significa que os municípios poderão estabelecer alíquotas diferentes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para propriedades que possuam as seguintes funções socioambientais:

  • Adaptações para aproveitamento de água
  • Permeabilidade do solo
  • Utilização de energia renovável. Além disso

A PEC determina que o IPTU não será cobrado sobre a parcela do imóvel que tenha vegetação nativa. É importante enfatizar que, embora esse programa já venha sendo aplicado em alguns municípios, ele não conta com autorização expressa da Constituição. Para Plínio Valério (PSDB-AM), autor da proposta, a inserção do benefício na CF fará com que mais prefeituras adotem esse tipo de estímulo à conservação dos recursos.

Como utilizar o IPTU verde como estratégia de venda

Caso essa iniciativa já esteja sendo aplicada no município em que o seu cliente reside, você poderá utilizá-la como uma estratégia para o crescimento das suas vendas. É preciso apresentar essa possibilidade a ele desde o primeiro contato.

A busca por uma economia na conta de luz é o maior motivo pelo qual as pessoas costumam fechar a compra do sistema fotovoltaico. O fato de uma instalação no imóvel trazer mais uma redução de custo, torna a venda ainda mais atrativa.

Contudo, é preciso que você realize essa consulta na prefeitura com antecedência e confira todas as informações necessárias para repassar ao seu cliente com clareza. Sempre relembre a ele, a cada conversa, sobre a possibilidade de diminuição de gastos com esse imposto, além da conta de luz.

A SolarZ também pode auxiliar o seu cliente a obter esse benefício. Por meio do nosso relatório detalhado, o seu cliente tem acesso mensalmente às informações de consciência ambiental. Sendo assim, ele consegue visualizar quanto de CO2 já deixou de produzir e quantas árvores ele já salvou por meio da usina solar. Isso comprova mais ainda a eficiência do seu projeto e também a função socioambiental que a propriedade possui.

Fontes: Agência Senado

2 comentários em “IPTU verde: como reduzir o valor desse imposto por meio da energia solar”

    1. Bom dia, Vilmar! Você deve procurar a prefeitura da sua cidade e conferir se esse benefício está sendo concedido ao município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *