Canvas: aprenda a desenvolver um plano de negócios para a sua empresa

O Canvas contribui significativamente para a visualização todos os aspectos estruturais que compõem uma empresa


Canvas

O Business Model Canvas ou modelo Canvas, como também é conhecido, foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, revolucionando a forma planejar e esboçar um modelo de negócio. Essa ferramenta possibilita a visualização de modelo de negócio em uma única página.

As ideias são apresentadas em um quadro, divididas em blocos que contém os principais aspectos que estruturam um negócio. São eles:

  • Parcerias principais
  • Estrutura de custos
  • Recursos chave
  • Fluxo de receita
  • Segmento de clientes
  • Relacionamento com clientes
  • Atividades-chave
  • Canais
  • Proposta de valor

Por conter todas as informações em um só lugar, se torna um modelo de negócio mais intuitivo. Para começar a construí-lo, é necessário inicialmente fazer algumas perguntas-chaves:

  1. O que será criado?
  2. Como será criado?
  3. Para quem será criado?
  4. Quais recursos serão necessários?

A partir disso, é possível desenvolver os blocos.

Parcerias principais

Nesse primeiro aspecto, é preciso se perguntar quem são os parceiros da empresa, sejam eles fornecedores, apoiadores, terceirizações de serviços ou patrocinadores, por exemplo. Ou seja, é preciso inserir no Canvas quais são os seus aliados, que garantem o funcionamento da empresa e ajudam no processo evolutivo.

Estrutura de custos

Um dos pontos principais é avaliar quais serão os custos operacionais da empresa. Eles estão relacionados à produção, pessoal, marketing e publicidade, estrutura, entre outros. 

É muito importante ter clareza neste ponto, para que haja um equilíbrio financeiro na empresa e o crescimento seja saudável.

Recursos-chave

Neste ponto, é preciso saber quais são os recursos necessários para realizar as atividades-chave para que a empresa esteja em pleno funcionamento, e possa trazer os retornos financeiros esperados. Esses recursos podem ser financeiros, intelectuais, físicos ou humanos. 

Atividades-chave

As atividades-chave se referem às principais ações realizadas pela organização para que o negócio funcione conforme planejado. Elas estão ligadas à produção, desenvolvimento, gestão, vendas, etc. 

Fluxo de receita

É bastante importante listar quais serão as fontes de receita. Além da venda de produtos, você pode adotar modelos de receita como assinatura e aluguéis, por exemplo. 

Também é importante pensar em como e quanto o cliente te pagará. Definir uma precificação para os seus produtos ou serviços.

Segmentação de clientes

A definição da segmentação de clientes consiste na delimitação de um nicho do mercado. Portanto, você deverá analisar qual o seu público ideal, ou seja, aquelas pessoas que de fato pagariam pelo seu produto ou serviço.

Para isso, é importante também pensar quais são as dores e necessidades desse cliente, que o levariam a procurar pela sua empresa.

Relacionamento com clientes

Pensar o relacionamento com o cliente é fundamental para manter a sua empresa em funcionamento. De nada adianta oferecer ótimos produtos ou serviços, mesmo que em um preço bom, se o atendimento for ruim. Nesse caso, você abre espaço para que o cliente corra para o seu concorrente. 

Manter um bom relacionamento com o cliente também exige a realização de um pós-venda ativo e de qualidade, para garantir que ele retornará a sua empresa e indique ela aos seus familiares e amigos.

Canais

Esse aspecto está relacionado aos meios que a empresa utiliza para fazer com que o cliente tome conhecimento do seu produto/serviço, bem como, para realizar o processo de vendas/negociação. 

Os canais podem ser lojas físicas ou um site, por exemplo. Além disso, eles também representam a forma como você se comunica com o cliente para apresentar os seus produtos ou serviços, como o marketing.

Proposta de valor

Neste último aspecto, você deve preencher quais são os benefícios que a sua empresa oferece para o cliente. Ou seja, qual o valor que ele agrega, os motivos pelos quais o cliente escolherá o seu produto ou serviço e a sua empresa.

Como usar o Canvas?

Você deve usar o canvas dividindo cada aspecto citado acima em um pilar. É interessante destacá-los por cores diferentes, para que se torne mais dinâmico e aprimore a experiência visual.

Lembre-se que o Canvas é uma ferramenta mais prática e interativa. Porém, não chega a ser um planejamento detalhado, embora aponte para os pontos principais que devem ser observados no funcionamento da empresa.

Se você deseja baixar um modelo canvas gratuitamente, clique no botão abaixo para fazer o download!

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