A importância do marketing digital para empresas de energia solar

Thiago Rodrigues, diretor geral da agência ART, explica qual a importância do marketing digital para impulsionar as vendas nas empresas de energia solar


O mercado solar vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, com isso, novas integradoras também vem surgindo. Desse modo, o aumento da concorrência enfatiza a importância do marketing digital para as empresas de energia solar.

Trazer um diferencial se torna essencial para garantir que o seu negócio não seja passado para trás. Portanto, é preciso investir em profissionais e ações de marketing que ajudem a impulsionar sua marca e se destacar no mercado. 

Thiago Rodrigues, que é diretor geral da Agência ART, afirma que o marketing digital é importante para ajudar o integrador a alcançar e conversar com o público-alvo dele. E por meio dessa comunicação, ajudar ele a vender mais. Confira a entrevista completa para o blog SolarZ:

Qual a importância do marketing para o crescimento de uma empresa de energia solar?

Thiago Rodrigues afirma que trabalhar o marketing dentro de uma empresa de energia solar é tão importante quanto em qualquer outro nicho. Porém, está havendo um grande crescimento no mercado de energia solar e isso muda muitas coisas.

Para quem está nesse setor desde o começo, é possível sentir que não é mais só “abrir uma porta de comércio e começar a vender”. Hoje existe uma série de dificuldades que antigamente não tínhamos. Quando o mercado começa a competir consigo mesmo, com vários players ali dentro, vendendo para o consumidor final, tudo fica mais complicado. 

O marketing existe para explicar para o cliente o porquê comprar de você e não do outro. Essa é uma necessidade cada vez maior, visto que a concorrência vem aumentando e acaba se tornando um diferencial.

O outro ponto é que, para ter a casa “arrumadinha”, parte do marketing conta com o design e a estética. Isso transmite qualidade naquilo que você está buscando vender, e é importante que haja um investimento. Pois essas estratégias até aceleram um pouco o processo de crescimento. 

Então, tem que ter o marketing, porque tem muita gente no mercado, e se diferenciar é uma obrigação. Quando mostramos o nosso produto/serviço com qualidade, aumentamos a chance de fechar uma venda.

Também é importante lembrar de ser visto nos lugares corretos, porque aparecer onde o seu público não está, é perder tempo e dinheiro. É importante investir nas ações de marketing corretas. 

Quais as principais ações de marketing digital devem ser executadas para uma empresa de energia solar?

Hoje em dia, há uma escalada muito grande de tráfego pago, enquanto estratégia até mesmo de entrega da marca. As pessoas conhecem cada vez mais determinada marca na região em que ela está localizada.

Com uma campanha de tráfego pago bem colocada, uma empresa pequena acaba ficando conhecida na cidade. É possível colocar um anúncio que seja criativo, dinâmico e que converse com o público final. Isso é muito importante e é algo que todos estão fazendo. Portanto, não tem como ficar de fora.

Mas além do tráfego pago, é importante fazer outras ações, que garantam o básico bem feito. Sempre que um cliente chega, a agência ART estuda a base dele, se o logo e o nome da empresa são registrados, porque pode haver de já haver esses registros e isso gerar problemas. 

Antes de pensar em qualquer ação de marketing e de fazer um investimento alto com isso, é importante verificar essas questões e trazer originalidade para a sua marca. Afinal, pode acontecer de esses registros já existirem e todo o investimento feito para a divulgação ser em vão. 

Quais os desafios em trabalhar o marketing para o mercado fotovoltaico?

O perfil dos clientes que chegam até a ART são de engenheiros. E por isso é importante explicar questões que não se referem a números, essencialmente. Um exemplo, é o porquê colocar determinada informação em uma imagem, qual o impacto que isso vai trazer para o público que vai consumir esse conteúdo. Bem como, quais elementos utilizar.

Também é difícil buscar por boas referências, por ser um mercado novo no país. Mas, é importante sempre tentar para ver o que de fato vai ser melhor para o cliente final.

O que avaliar ao contratar uma agência de marketing digital?

O primeiro ponto seria a experiência de mercado, pois é importante buscar alguém que já tenha feito algum trabalho na área e conheça um pouco sobre ela. Essa é uma forma mais prática de acelerar o processo, porque ela já tem algumas referências.

Embora a pessoa tenha no currículo diversos cursos, é importante analisar o trabalho que ela já realizou, para poder avaliar melhor. Se o integrador busca um trabalho mais completo, é importante buscar por agências especializadas no mercado solar.

Por ser um mercado mais nichado e completo, a experiência é um diferencial válido. Quem não acredita no marketing para o mercado solar, está perdendo tempo. É preciso dar o devido valor que esse setor merece e precisa ter. 

Mas a gente tem caminhado para uma via promissora, o mercado vem crescendo. As boas frutas da árvore vão ficar e é preciso que elas invistam em marketing para ficar em cima do pé.

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