Satisfação do Cliente: tudo que você precisa saber

Não sabe como manter a satisfação do seu cliente? Veja o que é, quais seus benefícios e o porquê você precisa saber de tudo isso!


Satisfação do Cliente

Manter a satisfação do seu cliente é essencial para sua empresa. Se isso não acontecer, seu negócio irá falhar.

Não importa o quão inovador seja seu produto ou serviço e o quanto o seu preço possa ser competitivo. Se os seus clientes estiverem insatisfeitos, eles não comprarão de você. Afinal, ninguém quer fazer negócios com uma empresa que não trata bem.

Segundo a pesquisa, 45,9% das empresas em 2020 nomearam a experiência do cliente como sua prioridade número um para os próximos cinco anos:

Porém, o que exatamente queremos dizer com satisfação do cliente? Por que é tão importante e o que você pode fazer para melhorá-lo?


Se a satisfação dos clientes desempenhar um papel importante em seus planos para este ano (e deve), leia e use este artigo para ficar à frente dos seus principais concorrentes.

O que é satisfação do cliente?

Para ser bem claro com você, a satisfação do cliente é a medida que determina quão bem os seus produtos ou serviços atendem às expectativas, tornando-se um dos indicadores mais importantes de intenção de compra e fidelidade. Ajudando assim, a prever o crescimento e a receita do seu negócio.

Por que medir a satisfação dos seus clientes?

Embora a definição pareça bastante direta, a realidade é que não é tão fácil definir o que são “clientes satisfeitos”. Pois o problema se resume em como medir a satisfação deles.

Não basta presumir que um cliente está realizado com a compra, porque ele sai com um sorriso no rosto e não reclama de você online. Algumas pessoas podem ser apenas educadas.

Portanto, medir a satisfação do cliente é importante para analisar se a sua base de clientes gosta do que você está fazendo.

A alta satisfação leva a uma maior retenção de clientes, mais valor de vida útil e uma reputação no mercado mais forte.

Benefícios da alta satisfação do cliente

  • Lealdade do consumidor
  • Medição de satisfação do cliente
  • Repetir compras
  • Valor da vida útil do cliente
  • Captação de novos clientes

Mas, se a satisfação estiver baixa, é preciso que você se atente, pois isso pode revelar os pontos problemáticos do cliente e fornecer informações baseadas em dados sobre como melhorar seu produto, serviço e experiência geral do cliente.

Como descobrir a satisfação?

Para fazer isso, você precisa coletar o feedback do cliente, que pode ser por meio das pesquisas de satisfação do cliente NPS (Net Promoter Score), numa conversa com o ele durante uma reunião ou no pós-venda, além da satisfação geral do uso do seu produto ou serviço. 

Veja qual se encaixa melhor no seu negócio e aplique o quanto antes.

Por que você precisa manter a satisfação do seu cliente

A satisfação do cliente é crucial para o seu negócio e, independente do seu produto, setor ou nicho, você deve torná-lo uma prioridade. Isso é verdade hoje, e só aumentará sua importância nos próximos anos.

Colete, analise e use dados sobre a satisfação do cliente para cada etapa do seu funil de vendas, cada interação e cada lançamento de produto. Escolha o momento certo, é claro, pois ninguém quer ser incomodado com pesquisas o tempo todo, mas nenhuma área está fora dos limites para pesquisar seletivamente e pedir feedback

Desse modo, é muito importante que na sua empresa tenha um setor de pós-venda, onde, além de promover o suporte do seu serviço ou produto, ele também é responsável por promover essa satisfação. 

Por isso, desenvolvemos um ebook completo aqui na SolarZ, sobre 4 passos para lucrar com o seu pós-venda solar. Tudo organizado de forma prática e simples, para que você aplique no seu negócio assim que terminar de ler.

Desse modo, você melhora, cresce e ainda transforma seus clientes em seus maiores ativos de vendas. Aproveite!

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