A importância de realizar o monitoramento das usinas solares

Uma plataforma de monitoramento ajuda a garantir a boa performance do sistema fotovoltaico, evitando grandes problemas com na geração de energia


A importância de realizar um monitoramento das usinas solares

Ao finalizar a instalação da usina fotovoltaica do seu cliente, você já se deparou com problemas que interferem na performance do sistema? Bom, se a resposta for sim, saiba que não está enfrentando isso sozinho. Muitos integradores recorrem ao monitoramento das usinas solares pelo mesmo motivo.

O baixo desempenho dos sistemas fotovoltaicos pode ser advindo de diversas causas como:

  • Sujeira no painel solar 
  • Sombreamentos 
  • Falhas nos inversores
  • Temperatura da célula 
  • descasamento de módulos

Tudo isso interfere na geração de energia e, consequentemente, impacta na satisfação dos clientes com a sua empresa. Por isso, é preciso estar sempre atento ao que ocorre, de modo a identificar antecipadamente esse tipo de problema. O monitoramento das usinas solares auxilia nesse processo.

Principais problemas que podem surgir sem a realização de um monitoramento das usinas solares

É comum que surjam falhas ao longo do período de vida útil da usina, mas caso isso não seja resolvido, outros problemas maiores podem surgir e interferir no seu relacionamento com o cliente e nas vendas futuras. Listamos três deles:

1. Consumo de energia maior do que a geração

Uma ocorrência comum, que exige um acompanhamento do integrador, é quando o cliente consome energia além do que a usina foi projetada para gerar. Isso ocasiona reclamações, pois ele sempre acha que o problema está no sistema fotovoltaico quando, na verdade, está no consumo exagerado.

Ao realizar o monitoramento da usina, você consegue provar para esse cliente que o sistema fotovoltaico está gerando conforme o esperado. E que a verdadeira causa do alto valor na conta de luz dele está no excesso de consumo. O cliente terá acesso ao relatório de geração, em que ele mesmo poderá acompanhar a performance da usina.

2. Insatisfação do cliente

Fazer com que o cliente fique satisfeito com o seu produto/serviço demanda um certo trabalho, concorda? Isso exige que você tenha cuidados que vão desde o primeiro contato com ele, até o pós-venda.

O sistema fotovoltaico durará, em média, 25 anos e durante esse período de funcionamento, é natural que problemas venham a surgir. Seja por algum defeito no equipamento, ou mesmo em decorrência da sujeira.

É importante que você esteja lá para o atender e oferecer ajuda, sempre que esse cliente precisar. E mais que isso, é necessário que você realize um monitoramento, para que seja possível identificar com antecedência qualquer falha que venha a ocorrer, de modo que possa evitá-la. Assim, seu cliente terá menos prejuízos. 

Caso você não tome essas atitudes, corre o risco de deixar esse cliente insatisfeito. Afinal, ele investiu tanto na usina e com certeza espera ter a melhor experiência possível, com um bom retorno financeiro.

3. Impactos no funcionamento do sistema fotovoltaico

Bom, nesse caso, a falta de um monitoramento pode fazer com que você não tenha a mínima ideia do que está ocorrendo na usina do seu cliente. Isso significa que se surgir algum problema, aquilo impactará diretamente no funcionamento do sistema fotovoltaico. 

E o pior: você só saberá quando o seu cliente chegar com alguma reclamação. Para evitar que isso ocorra, uma plataforma de monitoramento te enviará alertas de falhas, para que você se atente a qualquer erro que surgir.

Essas falhas podem ser advindas de grandes problemas, como defeitos nos inversores, ou mesmo por causa da falta de limpeza nos módulos solares.

Benefícios do monitoramento das usinas solares

Até aqui você já sabe alguns dos problemas que podem surgir, caso não monitore as usinas dos seus clientes. Agora você precisa saber sobre os benefícios que o acompanhamento da performance do sistema pode trazer, para evitar perdas na geração e manter a vida útil da usina dentro do prazo esperado.

1. Diferencial no mercado

Esperar que o seu cliente se contente apenas com a qualidade do produto/serviço oferecido é um erro. Afinal, isso é mínimo que você pode fazer por ele, pois ninguém vai adquirir algo que não funcione bem. 

Energia solar é um investimento alto e que precisa trazer retornos. Oferecer qualidade não é nenhum favor que você está fazendo ao cliente, mas sim uma obrigação que demonstra o compromisso da sua empresa. 

Isso não significa dizer que você não poderá destacar sobre a qualidade do seu produto/serviço. Pois isso precisa sempre ser reforçado, mas é necessário apresentar diferenciais.

Um pós-venda eficiente é um ótimo exemplo disso. Além da manutenção e limpeza da usina, você pode oferecer um monitoramento, que trará ainda mais segurança para esse cliente, garantindo que ele será assistido pela sua empresa.

2. Maior controle sobre a usina do seu cliente

É muito importante que você esteja consciente sobre os problemas que podem vir a surgir na usina do seu cliente. E que consiga, preferencialmente, identificar as falhas rapidamente, antes que isso se torne uma grande dor de cabeça e cause prejuízos.

Com o monitoramento das usinas solares, você consegue receber alertas sempre que algo de errado surgir. Desde a necessidade de uma limpeza nos módulos, até um uma falha no inversor. Além disso, ainda receberá informações sobre geração e consumo, e poderá realizar um gerenciamento de créditos. 

Desse modo, você consegue ter um maior controle sobre o sistema fotovoltaico e evitar grandes problemas com os seus clientes.

3. Geração de vendas por indicação

Segundo a pesquisa da Greener, divulgada em agosto de 2021, a confiança (baseada na credibilidade e na indicação) contribui em 45% para a escolha do integrador/fornecedor. Ou seja, esse é um fator crucial para fechar uma venda. 

Contudo, a indicação só irá ocorrer se o cliente estiver satisfeito com o seu produto/serviço. Isso significa que você precisa cultivar um ótimo relacionamento com ele.

Além de oferecer qualidade no produto/serviço, é preciso realizar um pós-venda de qualidade. O monitoramento das usinas solares te ajudará a dar a assistência que esse cliente precisa, ao longo do seu período de funcionamento

4. Geração de receita recorrente 

Além das vantagens que já citamos acima, o monitoramento das usinas solares pode se tornar uma fonte de receita recorrente. Você pode criar planos de pós-venda para o seu cliente, que incluem manutenção, limpeza e monitoramento, por exemplo. Quanto mais serviços estiverem incluídos no plano, maior será o valor cobrado. 

Além da plataforma utilizada pelo integrador, a SolarZ ainda disponibiliza um aplicativo para o cliente final. Esse app pode ser personalizado com a identidade visual da empresa. 

O integrador pode oferecer o aplicativo gratuitamente por determinado período, após a instalação da usina, para que o cliente conheça e entenda a importância. E, logo depois, passar a realizar uma cobrança.

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